Ministério da Educação (MEC) deve visitar Caxias do Sul para conhecer área para possível instalação de campi da UFRGS

Ministério da Educação (MEC) deve visitar Caxias do Sul para conhecer área para possível instalação de campi da UFRGS

 

 

UCS reforça venda do campus 8 durante audiência pública na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul – crédito foto: Fábio Rausch

Uma comitiva do Ministério da Educação (MEC), deve visitar Caxias do Sul no final deste mês de julho, para conhecer a unidade oferecida pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), no Campus 8, para um possível recebimento do campi da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no município. A informação foi confirmada durante live na noite desta terça-feira (02), pela deputada federal Denise Pessôa (PT/RS), acompanhada do deputado estadual Pepe Vargas (PT). Pepe comemorou a informação e disse que o campi é apenas o início de um sonho de muitos anos para Caxias do Sul e região.
O encontro entre o Ministério da Educação e a reitoria da UCS deve estabelecer uma forma para a compra do espaço pelo governo federal que hoje pertence a UCS, para abrigar a instituição de ensino superior, pensando nos primeiros cursos que o campi Serra da UFRGS poderá criar em Caxias do Sul. Inicialmente, segundo informações do MEC, serão seis cursos, para 2.800 estudantes, com um investimento de R$ 60 milhões de reais do Governo Federal para o campi de Caxias do Sul. Pepe Vargas, que tem trabalhado pela implantação da universidade pública, afirmou que o pontapé inicial será dado e na sequência outros cursos poderão ocupar o campi da instituição federal em Caxias do Sul.
A previsão é de que o próprio secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação (MEC), Gregório Grisa, o secretário de Educação Superior do Ministério, Alexandre Brasil e o diretor de Relações Internacionais da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Rui Oppermann, integrem a comitiva.

 

Texto: Silvana Gonçalves

Foto: Fabio Rauch/Câmara de Vereadores de Caxias do Sul