sexta-feira, 22 novembro

 

Passados dez anos sem investimentos em equipamentos de informática, o campus de Caçapava do Sul da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), recebeu recentemente a instalação de 56 novos computadores. Os recursos, são oriundos de emenda parlamentar de deputado federal, hoje Ministro Extraordinário da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta (PT). As instalações com os novos equipamentos foram conferidas de perto, segunda-feira (24), pelo deputado estadual Luiz Fernando Mainardi (PT), articulador da emenda, que esteve acompanhado do ex-assessor de Captação de Recursos de Caçapava do Sul, Giordano Borba e do diretor do Campus, José Jimenéz Rojas.

Reconhecida por lei como a capital gaúcha da geo diversidade, Caçapava do Sul abriga no campus da Unipampa cursos como engenharia de Minas, Geofísica e Geologia além de mestrado em Engenharia de Minas. Para Mainardi, que participou ativamente do movimento pela implementação da Unipampa, no primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estar atento às necessidades permanentes da instituição é um compromisso do seu mandato. “Além de Caçapava do Sul, temos a Unipampa em mais nove municípios da região Sul e Fronteira do estado. Nosso compromisso é cada vez mais fortalecê-la”, frisou Mainardi.

Segundo Rojas, este investimento vai possibilitar que os estudantes desenvolvam seus estudos e projetos de pesquisas de forma mais qualificada. “Nossos últimos equipamentos foram comprados no ano de 2013, agora, passamos a contar com computadores modernos e de tecnologia de ponta”, disse o diretor.

O campus da Unipampa de Caçapava do Sul teve sua aula inaugural em setembro de 2006, quando iniciou o curso de Geofísica, um dos poucos oferecidos no Brasil. Hoje, a universidade oferece cinco graduações: Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Minas, Geofísica, Geologia e Licenciatura em Ciências Exatas. A unidade também oferece mestrado em Engenharia Mineral e Matemática e conta com aproximadamente 400 alunos matriculados.

Segundo o coordenador administrativo, Evelton Ferreira, a Unipampa Caçapava, possui 62 professores, 39 técnicos administrativos em educação e 23 terceirizados. “Em dezoito anos de atividade, nossa unidade já formou 550 profissionais que hoje atuam em várias partes do Brasil e do mundo”, afirmou Ferreira.

 

Texto: Renê Oliveira

 

Compartilhe