Para marcar o encerramento do ano, a Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, presidida pela deputada Laura Sito (PT) promove a exposição “Direitos Humano e Democracia” no espaço de exposições, no térreo da AL. A exibição trata sobre as principais demandas atendidas pela CCDH ao longo do ano: trabalho análogo à escravidão, defesa dos povos indígenas, políticas públicas para as mulheres, combate ao racismo, pessoas com deficiência, além de outras violações de direitos e temas críticos do estado.
Durante a abertura oficial da exposição, a presidenta da Comissão, deputada Laura Sito mencionou a importância da atuação da CCDH em um contexto em que os direitos humanos voltam à agenda pública no Brasil. Além disso, “a articulação com o governo do presidente Lula, com ministros como Anielle Franco (Igualdade Racial) e Sílvio Almeida (Direitos Humanos) foi fundamental para que tivéssemos êxito no nosso trabalho.”
A atuação da Comissão se dá em duas principais frentes, que é o atendimento e o combate a violações, mas também na promoção dos direitos humanos por meio de debates, audiências públicas e frentes parlamentares. Neste sentido, Laura destacou que “foi um ano de trabalho intenso, em que tivemos a oportunidade de reafirmar a importância desta comissão, por exemplo, no que se refere ao combate ao trabalho escravo, aos direitos dos indígenas e das pessoas com deficiência.”
Laura Sito também agradeceu a todas as deputadas e deputados que integram a CCDH junto com ela e que foram fundamentais para a condução do trabalho, assim como as servidoras e servidores da comissão. A “Exposição Direitos Humanos e Democracia” segue aberta para visitação até o próximo dia 22 de dezembro, das 8h30 às 18h30.
Texto: Manu Mantovani
Foto: Thanise Melo