Denominação da RSC-473 homenageará filho ilustre de Lavras do Sul

Denominação da RSC-473 homenageará filho ilustre de Lavras do Sul

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa(CCJ), aprovou nesta terça feira(05), o projeto de lei n° 456/2021, do deputado Luiz Fernando Mainardi (PT), que
denomina a RSC-473, no trecho que liga Bagé a São Gabriel, da BR 293 até a BR 290, como Rodovia Fernando Adauto Loureiro de Souza. Fernando Adauto Loureiro de Souza, nasceu em Lavras do Sul, no dia 28 de fevereiro de 1947 e faleceu em fevereiro de 2016, aos 68 anos.
Poeta, escritor, pecuarista e engenheiro agrônomo, Fernando Adauto foi um líder rural, atuando como presidente do Sindicato Rural de Lavras do Sul, presidente da extinta Cicade
e diretor da Farsul. Também foi um dos idealizadores da Alianza del Pastizal, iniciativa desenvolvida pelos parceiros da Bird Life Internacional no Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina, cujo principal objetivo foi integrar a produção econômica com a conservação da biodiversidade do Bioma Pampa. É dele também, a formulação de que a RSC-473 é um divisor de duas bacias hidrográficas; uma, ao lado esquerdo de quem se desloca de Bagé para São Gabriel, cujos principais rios são Santa Maria e Vacacai, e outra, ao lado direito, cujo principal rio é o Camaquã.

Conforme Mainardi, Adauto teve uma vida marcada pela defesa de um desenvolvimento regional, pautado pela defesa de uma pecuária sustentável, com base nos campos nativos. “Pelo seu ativismo em defesa da biodiversidade do Bioma Pampa gaúcho, por sua liderança rural no Sindicato de Lavras do Sul e pela preservação da memória de suas obras como escritor é que prestamos essa justa homenagem a este grande personagem de Lavras do Sul”, destacou Mainardi.

 

Texto: Renê Oliveira

Foto: Debora Beina