O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) participou, na manhã desta sexta-feira (06/10), de um café da manhã com a direção do Sindicato dos Servidores da Justiça – Sindjus/RS e do Sindicato dos Servidores do Ministério Público Estadual – Simpe/RS, na sede da primeira instituição. A visita, que já é praxe do mandato, foi oportunidade para que o parlamentar recebesse as demandas das categorias da Justiça.
Na oportunidade, Jeferson ouviu os diretores sobre a expectativa quanto à inclusão na pauta da Assembleia Legislativa do projeto de Lei 312, que trata da matriz salarial dos servidores do Judiciário, e comprometeu-se em reforçar a mobilização para acelerar a votação dos mesmos na Casa. “Viemos, a cada reunião de Líderes das bancadas, construindo um acordo para que as propostas sejam votadas o quanto antes”, reforçou.
Diante de inúmeros relatos de problemas com assédios moral, sexual, adoecimento e endividamento dos servidores da Justiça, o parlamentar propôs a realização de uma audiência pública na Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado, para discutir a saúde mental dos servidores do sistema de justiça. “É um problema recorrente que vem se asseverando, com prejuízo direto para os trabalhadores e para a prestação dos serviços. Uma audiência pública é a oportunidade de ouvir a categoria e as pessoas que trabalham a questão, para construir soluções conjuntas e comprometer as instituições”, comentou.
O deputado contou que irá protocolar pedido de realização da audiência junto à Comissão já na próxima semana. “Esperamos poder submeter o requerimento à votação na reunião ordinária da próxima quinta-feira e, aprovado, realizar o encontro ainda neste ano”, aposta o petista.
Texto: Andréa Farias – MTE 10967