A realização de uma audiência com o coordenador do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no RS, Hiratan Pinheiro da Silva; em Jaguarão, em setembro, para tratar do projeto de construção da ponte binacional e um roteiro de agendas, em Brasília, por diversos ministérios, para abordar temas afins entre Brasil e Uruguai; além de uma reunião de trabalho, em outubro, para organizar ações relativas a essas temáticas, em Bagé. Esses foram os principais encaminhamentos definidos no Foro Parlamentario Binacional Uruguay – Brasil /2023, que ocorreu na cidade de Melo, capital do Departamento de Cerro Largo, no Uruguai. O evento teve a participação dos deputados estaduais, Jeferson Fernandes (PT), líder do governo Lula na Assembleia Legislativa; Luís Fernando Mainardi, líder da bancada estadual do PT; e Pepe Vargas, ex-ministro do governo Dilma Rousseff e futuro presidente da Assembleia Legislativa. O evento ocorreu nos dias 19 e 20 de agosto.
O encontro partiu da mobilização de parlamentares da Frente Ampla Uruguaia e de deputados integrantes da Comissão Mista Permanente de Mercosul e Assuntos Internacionais, que trabalham a temática do Mercosul com o recorte de integração fronteiriça. “O objetivo é agilizar o encaminhamento de pautas comuns entre os dois países a partir da integração e da construção de um canal de interlocução com o governo federal”, explicou Jeferson, que avaliou como muito positiva a aproximação com o Parlamento Uruguaio. “Há uma série de questões que dependem de acertos entre os dois países para que se destrave na prática a integração entre Brasil e Uruguai. Este 1º encontro é a oportunidade de somarmos esforços, dividirmos tarefas e efetivarmos os ajustes necessários à fluência do mercado comum”, opinou Jeferson.
Entre as temáticas afins, a perspectiva de uma universidade binacional; a desburocratização dos trâmites de documentação fronteiriça, a viabilização da infraestrutura do aeroporto de Rivera; a construção da ponte binacional de Jaguarão, a importância do Canal San Gonzalo; e o atendimento binacional na área da saúde. “São questões com as quais nos comprometemos em acompanhar junto com os deputados uruguaios. E que, a partir do governo Lula, que vem recuperando a parceria do Brasil com os demais países, têm ainda mais chance de prosperar e reverter em benefícios para o nosso estado, que faz a fronteira, a partir do Mercosul”, observou o deputado. “Vamos nos empenhar ainda mais nessa tarefa”, concluiu.
Participaram do Foro Parlamentario, além dos petistas, a deputada nacional Zulimar Ferreira; o deputado Luis Alfredo Fratti; a senadora Sandra Lazo e o senador Charles Carrera; além de Rodolfo Nin Novoa, ex vice-presidente da República do Uruguai e ex- Ministro das Relações Exteriores.
Texto: Andréa Farias – MTE 10967
Fotos: Thiago Koche