A primeira medida tomada pelo deputado Adão Pretto, que é coordenador da Comissão de Representação para ajudar cidades e famílias gaúchas afetadas pela passagem dos ciclones, foi solicitar ao governador em exercício, Gabriel Souza e a Defesa Civil do Estado, o relatório atualizado da situação e a presença da comissão, junto ao Gabinete de Crise estadual. A reunião aconteceu na manhã da segunda-feira, no CAFF, com a presença da deputada Nadine e dos deputados Martim e Joel Wilhelm.
“Entregamos um Plano de Trabalho inicial e nosso próximo passo é a reunião com o Governo Federal e os municípios atingidos. Na sexta-feira, fiz contato com os ministros Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Paulo Pimenta (Comunicação) e anunciamos o recurso de R$ 280 milhões, a partir da Medida Provisória editada pelo nosso presidente Lula, para atender o RS e outros três estados brasileiros afetados por desastres naturais”, disse Adão Pretto.
O parlamentar solicitou acesso da comissão ao relatório das ações emergenciais e efetivas, adotadas pelo Governo do RS até o momento, na situação dos ciclones. “A Defesa Civil vai nos encaminhar esses relatórios e com isso, queremos de forma rápida e efetiva auxiliar os municípios no acesso aos recursos federais, já anunciados e, aguardamos a contrapartida do Governo gaúcho”, pontuou o deputado Adão Pretto.
Foto e texto: William Dias – MT 17237/RS