Após conversa com a reitora do Instituto Federal Farroupilha, Nídia Heringer, os deputados estaduais Jeferson Fernandes (PT) e Valdeci Oliveira (PT) decidiram solicitar à Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia do Legislativo a realização de debates sobre a proposta de expansão da rede de Institutos Federais Farroupilha, IFFAR a partir da instalação de campi nos municípios de Ijuí e São Luís Gonzaga.
Os parlamentares entendem que o IFFAR desempenha papel crucial no desenvolvimento socioeconômico e educacional do estado, de forma descentralizada, oferecendo ensino, pesquisa e extensão de excelência a todas as regiões onde se estabelece. Neste sentido, creem que a expansão do Instituto para municípios como Ijuí e São Luís Gonzaga será estratégica para ampliar a inclusão e democratizar o ensino, bem como apoiar os desenvolvimentos local e regional.
Jeferson e Valdeci querem realizar duas reuniões abertas e amplas sobre o tema, uma em Ijuí; outra em São Luís Gonzaga, envolvendo parlamentares, educadores, estudantes, membros da comunidade e “todos os interessados na evolução do ensino técnico e superior no interior gaúcho”. “Aguardamos a aprovação deste encontro pela Comissão para estruturarmos debates consistentes e produtivos, pela pertinência da questão para o interesse público e o papel fundamental que desempenhamos como representantes dos cidadãos e cidadãs do Rio Grande do Sul”, diz Jeferson.
Os parlamentares, sugeriram a data de 22 de junho de 2023, às 19h, na Câmara de Vereadores, para o debate em Ijuí; e 29 de junho de 2023, no turno da manhã, na Câmara de Vereadores de São Luíz Gonzaga. A proposta de realização dos debates ainda precisará ser aprovada pela maioria dos deputados presentes à reunião ordinária da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que se reúne às terças-feiras.
Texto: Andréa Farias MTE 10967
Foto: Thiago Koche