sexta-feira, 22 novembro
Foto Tito

Como presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Produtores da Cadeia do Tabaco da Assembleia Legislativa, o deputado Zé Nunes (PT), participou, nesta terça-feira (21), da abertura da 21ª edição da Expoagro Afubra, em Rio Pardo.

Como autor da Lei que prevê a classificação do fumo na propriedade, ele defende mais justiça no processo, com formação de preços em condições adequadas e com transparência, onde o produtor não seja objeto para produção.  “O tabaco representa muito na economia do Estado. Mais de 85 % da produção gaúcha é exportada. Esperamos que as empresas apresentem uma proposta de como vão cumprir a legislação da classificação do fumo na propriedade. Elas precisam cumprir seu papel”, disse.

São 523 expositores instalados no parque de 35 hectares preparados para receber um público estimado em 180 mil pessoas. São agroindústrias, pavilhões e lavouras demonstrativas que terão a presença de técnicos e especialistas para mostrar ao público as novidades tecnológicas e sugestões para os mais diversos segmentos da produção rural. Além disso, a programação de palestras e fóruns foi elaborada para promover o debate sobre inovações para promover o desenvolvimento sustentável, especialmente das pequenas propriedades rurais.

A programação prevê fóruns, debates e palestras direcionados a promover discussões de temas relativos à produção rural. Além de especialistas nas áreas técnica e de meio ambiente, o coordenador geral da feira, comenta que diversos eventos trazem a participação de órgão governamentais e políticas públicas para encontros com municípios e produtores. 

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

Compartilhe