sexta-feira, 22 novembro
Reprodução

Iniciou nesta terça-feira (28), o desassoreamento emergencial do canal da Divinéia, conforme solicitado pela Frente Parlamentar do Setor Pesqueiro da Assembleia, presidida pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), e por lideranças do setor pesqueiro, à Prefeitura de Pelotas, ainda no ano passado. “É uma conquista, pois facilitará a pesca desta safra, sem grandes prejuízos aos pescadores”, explicou.

De acordo com Zé Nunes, o assoreamento deste canal vem impossibilitando os pescadores de realizar a pesca artesanal, causando prejuízos para suas famílias. “Esta é uma reivindicação de anos, pois os pescadores estão sofrendo grandes prejuízos com a quebra das hélices das embarcações, devido ao assoreamento e baixo calado. Temos vários relatos de perdas de pescado por conta de não conseguirem fazer a logística de descarregamento em tempo adequado por dificuldade de acesso”, contou.

A solução definitiva, segundo o parlamentar, é a dragagem. “O estudo de batimetria, que é uma das exigências para se fazer a dragagem, já foi realizado. É preciso resolver a outorga do canal e realizar o licenciamento ambienta”. Zé Nunes afirma que seguirá trabalhando junto às lideranças da pesca, governo do estado e Prefeitura de Pelotas, para resolver definitivamente esta questão”, finalizou.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

Compartilhe