Nesta quinta-feira (21), foi realizada a primeira reunião do Grupo de Trabalho do Leite, da Assembleia Legislativa. O GT, coordenado pelo deputado estadual Zé Nunes (PT). “Vamos mobilizar os deputados federais e senadores para reunião com a ministra da Agricultura, Tereza Cristina Dias, agendada para a próxima terça-feira (26), e na quarta (27), e audiência com o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo, Fernando Schwanke, para tratar das normativas que estarão colocando fora parcela significativa de produtores de leite do RS, que não terão condições de atender nos termos e prazos estabelecidos, as exigências impostas”, explicou Zé Nunes.
O parlamentar cobrou uma medida objetiva do governo federal sobre a retirada das alíquotas antidumping. “Não aceitaremos medidas de salvaguarda, em que o governo espera ocorrer alguma entrada de leite para, a partir daí, tomar uma iniciativa”, criticou. Na última semana estivemos em Brasília e o ministro chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni garantiu estar acompanhando de perto para que as medidas fossem publicadas logo. Conforme Zé Nunes, até agora nenhuma medida concreta foi tomada.
Por fim, ele lembrou que os produtores, as cooperativas e as indústrias não podem ficar à mercê, isso é colocar todo o setor em instabilidade, setor este que já vem sofrendo um baque no último período.
Texto: Marcela Santos (MTE 11679)