Bohn Gass quer “revogaço” da decisão que reduz adição de biodiesel no diesel

Bohn Gass quer “revogaço” da decisão que reduz adição de biodiesel no diesel

“Medida só reafirma incompetência econômica e descompromisso de Bolsonaro com o meio ambiente”, diz o deputado

O deputado federal reeleito, Elvino Bohn Gass (PT/RS) vai levar ao presidente Lula e à Equipe de Transição, pedido para que seja revogada, já nos primeiros dias de 2023, a resolução do Conselho Nacional de Política Energética do governo Bolsonaro de manter em 10% a adição de biodiesel no óleo diesel.

“É um atraso! Já deveríamos estar adicionando 13%, mas o governo Bolsonaro travou essa evolução. Em 2023, queremos chegar a 15%. Decidir que o percentual menor vale até março, o atual governo tenta interferir na gestão de Lula, mas vamos lutar pela revogação. Essa medida atinge em cheio a cadeia produtiva do biocombustível e só comprova que Bolsonaro não entende nada, nem de economia, nem de meio ambiente”.

Bohn Gass refere-se a duas decisões tomadas pelo governo Bolsonaro: a primeira, em 2021 quando, sob o argumento de que a adição elevaria o preço do diesel, a política foi bloqueada; e a segunda, agora, com a decisão do Conselho Nacional de Política Energética de Bolsonaro de manter em apenas 10% o percentual de biodiesel adicionado ao diesel vendido ao consumidor.

O deputado lembra que a política de biodiesel foi criada em 2005, no primeiro governo Lula. “Foi mais uma ação acertada do governo do PT. O biodiesel reduz a poluição, gera industrialização e renda para o produtor. Não compreender isso é sinal de ignorância.”

A política previa adição de 2% de 2005 a 2012, 5% a partir de 2013 e, iria aumentando paulatinamente. Para Bohn Gass, este é mais um exemplo de falta de capacidade da gestão bolsonarista. “Sem políticas públicas que favorecessem o setor de biodiesel, eles preferiram simplesmente aniquilar a produção, comprometeram uma cadeia inteira e atrasaram a evolução ambiental. Tudo para manter uma política de preços de combustíveis em que os únicos beneficiados são os acionistas da Petrobras. Mas o povo salvou o Brasil ao eleger Lula e retirar esses incompetentes do poder”.

Fonte: Assessoria Deputado Bohn Gass