segunda-feira, 25 novembro
Fotos: Joaquim Moura

No fim da manhã desta terça-feira (18), o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Valdeci Oliveira (PT), entregou a medalha da 55ª Legislatura ao Centro Social e Cultural Vicente Pallotti – Projeto Pallotti, do município de Santa Maria. A solenidade ocorreu no Salão Júlio de Castilhos e foi encerrada com apresentação da banda formada por meninos e meninas do projeto.

Ao receber a distinção, o diretor do Centro Social e Cultural Vicente Pallotti, padre Vanderlei Luiz Cargnin, fez um breve histórico sobre os padres e irmãos palotinos, que deram origem à Sociedade Vicente Pallotti, mantenedora do projeto. “As atividades que ofertamos no projeto desenvolvem a capacidade das crianças e adolescentes, possibilitam sua formação integral e o desenvolvimento de todas as suas potencialidades”, explicou. O padre ainda citou o nome de alguns dos jovens que passaram pelo projeto e conseguiram chegar à universidade ou se destacar em outras áreas de atuação. Por fim, agradeceu a medalha e também o trabalho de todos os colaboradores da instituição.

Proponente da outorga, Valdeci Oliveira disse que a Assembleia Legislativa está muito feliz em prestar essa homenagem hoje. “Esta medalha é uma homenagem extremamente singela pela dimensão e grandiosidade que tem esse projeto para Santa Maria”, salientou. O parlamentar ressaltou a importância da iniciativa, que acredita na inclusão e não na exclusão das pessoas na sociedade e ainda lembrou que um país que tem 33 milhões de pessoas passando fome e milhares de desempregados é um país em que não cuida bem de suas crianças. “Tenho a convicção que se pudéssemos triplicar projetos com esse Brasil e Rio Grande a fora, teríamos certamente uma condição de inclusão cada vez maior. Tem tanta coisa que merece receber uma homenagem, mas esse projeto me emociona, mexe com a gente”, acrescentou Valdeci. Reeleito para mais um mandato de quatro anos como deputado estadual, o ex-prefeito de Santa Maria aproveitou a oportunidade e criticou o recente episódio de racismo sofrido pelo cantor Seu Jorge, ocorrido na última sexta-feira (14) durante show realizado pelo artista e sua banda, na sede do Grêmio Náutico União, em Porto Alegre: ” Essa homenagem de hoje é também contra todo o tipo de preconceito e de discriminação”.

Centro Social e Cultural Vicente Pallotti
A instituição, que existe há 12 anos, atende gratuitamente mais de 400 crianças, adolescentes, jovens e suas famílias em situação de vulnerabilidade social. No projeto social são disponibilizadas oficinas de apoio pedagógico, artes, dança, música, taekwondo, futebol, teatro, práticas ambientais, informática, biodança, formação para jovens empreendedores e oficina de artesanato e biodança para os responsáveis. Também são ofertados atendimentos especializados, como acompanhamento fonoaudiológico, nutricional, odontológico, psicopedagógico, psicológico e social, além de refeição e transporte para algumas regiões da cidade.

Texto: Marcelo Antunes (MTE 8.511)

Compartilhe