Deputado protocola Frente Parlamentar para incentivar comércio entre Brasil e China

Deputado protocola Frente Parlamentar para  incentivar comércio entre Brasil e China
Crédito Vanessa Vargas

O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) protocolou no Legislativo, na quarta-feira (13), o pedido de instalação da Frente Parlamentar Brasil/China, atendendo à sugestão da Câmara de Comércio e Indústria Brasil/China. A implantação da Frente contou com a concordância de 33 parlamentares (incluindo o proponente), que subscreveram requerimento neste sentido, cujas assinaturas foram colhidas por Jeferson.

Segundo o proponente, o objetivo da Frente Parlamentar Brasil/China é incentivar a aproximação, as tratativas e as negociações comerciais entre os dois países, no que tange ao produto gaúcho. Ele explica que a Frente pode ajudar a destravar projetos de investimento da China no Brasil, com vistas a preservar os interesses do nosso país. “Nosso estado tem um potencial produtivo incrível e o mercado chinês está entusiasmado e com recursos para investir nesta produção. É uma oportunidade concreta para nossas empresas e produtores gaúchos. Precisamos orientá-los para que tenham a melhor experiência possível neste processo”, disse Jeferson. Ele participou das articulações que culminaram na ida de um grupo de prefeitos da região de Palmeira das Missões até aquele país para conhecer potenciais mercados e entender de que forma produzir com vistas ao consumidor chinês.

Jeferson já auxilia na organização de um grupo de prefeitos, deputados, lideranças representativas de produtores e empresários que viajarão à China, em maio próximo, para conhecer e obter mais informações sobre o mercado e as peculiaridades do consumidor chinês. Também prepara, para maio, a realização de um seminário, reunindo este público, com o mesmo objetivo. A data ainda está sendo definida.

LANÇAMENTO – No dia 12 de março próximo, às 13h, haverá o lançamento oficial da Frente Parlamentar Brasil/China, em ato a ser realizado no Legislativo gaúcho, com a participação de representantes da Câmara de Comércio Brasil/China, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

Texto: Andréa Farias (MTE 10967)