“É uma conquista para a comunidade que necessita tanto da educação pública”. A declaração é da deputada estadual Sofia Cavedon (PT), da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, referindo-se ao sucesso da reunião realizada nesta segunda-feira (30) na Secretaria Estadual de Educação (Seduc) que confirmou a implementação do ensino médio na Escola Estadual Maria Cristina Chiká, no bairro Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.
Conforme Sofia a demanda é uma luta muito antiga da comunidade da Lomba do Pinheiro onde existem dez escolas de ensino fundamental próximas a Maria Chika, que formam, em média, cerca de 4 mil alunos por ano. “A implementação será para 2023 e agora serão realizados os encaminhamentos previstos para a sua realização”, informa a parlamentar.
“A abertura do ensino médio é importante para que os jovens da comunidade possam ter a oportunidade de ao menos concluir essa etapa da educação. A escola está equipada e preparada para receber o ensino médio, com essa iniciativa 2.923 jovens da região poderão concluir o ensino médio”, afirmou o vereador Aldacir Oliboni, atuante nessa luta.
A audiência teve a participação da equipe do Departamento de Planejamento (Deplan) coordenada por Salete Albuquerque; da chefe de Gabinete da Seduc, Aline Mendes; da coordenadora da 1ª CRE, Élida Maria da Rosa Klamt; dos integrantes da Comissão de Educação do Conselho Popular, Cíntia Rodrigues, Margarida Gonçalves, Cléo Antunes Goulart e Acir Luís Paloschi; do conselheiro tutelar Francisco Geovani de Souza; e da diretora EEEF Maria Cristina Chika, Lia Rodrigues.
Texto: Marta Resing (MTE 5405)