Foto: Reprodução Fotografia / ALRS
Proposição de Sofia, Audiência Pública debaterá o ensino médio na EEEF Chika
Aprovada a proposição da deputada Sofia Cavedon (PT) para a realização da Audiência Pública para tratar da implementação do ensino médio na Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Cristina Chika, situada no bairro Lomba do Pinheiro em Porto Alegre. A aprovação ocorreu na reunião ordinária híbrida da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa, na manhã desta terça-feira (02).
Sofia informa que a data do encontro será definida em breve pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, que realizará a audiência. A deputada destaca que na Lomba do Pinheiro cerca de 100 mil pessoas são atendidas por 12 escolas de ensino fundamental e apenas uma de ensino médio. “A exclusão social dificulta mais ainda o acesso ao ensino, ampliando a evasão escolar na região, que é formada por famílias de baixa renda e escolarização dos chefes de família. O governo do Estado tem a obrigação de providenciar o acesso ao ensino, pois os jovens têm o direito constitucional de estudar”.
Assuntos Gerais
No período de Assuntos Gerais da reunião, a deputada Sofia Cavedon relatou o resultado da audiência pública da Comissão de Educação que tratou da compra da alimentação da agricultura familiar para a merenda escolar da rede pública de ensino público. Ela também falou sobre a votação do reajuste dos salários dos servidores públicos. A deputada alertou que 12 mil servidores de escolas não receberão ganhos em seus recebimentos, pois recebem apenas 600 reais de salário e um completivo para alcançar o piso regional. “Se não houver uma emenda específica para os funcionários de escola, eles continuarão recebendo os mesmos 600 reais e haverá diminuição do completivo que recebem”, lamentou.
http://www.al.rs.gov.br/