Política Estadual de conscientização para o uso de Máscaras de proteção facial em situações de doenças infectocontagiosas e emergentes. Esse é o PL 176/2021 protocolado nesta segunda-feira (21) pela deputada estadual Sofia Cavedon (PT) e construído com o Coletivo Fulô na Seca. Conforme a parlamentar, a iniciativa surge da urgente necessidade de implementar medidas preventivas capazes de efetivamente conter o crescente contágio decorrente da Covid-19.
Conforme justifica a deputada, as medidas protetivas e de prevenção devem ser adotadas de forma complementar, com a definição por equipamentos de proteção individual como as máscaras do tipo PFF2 ou do tipo NIOSH N95. “Com a medida estaremos resguardando a saúde e a vida de trabalhadores e trabalhadoras no desempenho de atividades e serviços reconhecidos como essenciais pela legislação, bem como aos usuários e população em geral”.
A parlamentar destaca o papel do Coletivo Fulô na Seca, constituído para divulgar os conteúdos relacionado à Covid-19 e parceiro da Rede Nacional de Combate à Desinformação (RNCD) e do Projeto Mandacaru, que contribuíram com a elaboração do PL 16/2021 com estudo técnico criterioso.
No documento diz Sofia, o grupo recomenda a adoção dessa iniciativa pelos governos, em todas as suas esferas, a fim de frear e reduzir paulatinamente os níveis de contágio comunitário pela Covid-19 e outras doenças infectocontagiosas e emergentes e aponta que “estudos científicos consolidados comprovaram que a transmissão ocorre predominantemente por vias aéreas; mesmo a contaminação por contato ocorre quando se leva a mão próxima às vias aéreas”.
Conheça o PL 176/2021 – https://bit.ly/35J54B7