Corregedor da Comissão de Ética propõe abertura de processo contra Ruy Irigaray

Corregedor da Comissão de Ética propõe abertura de processo contra Ruy Irigaray

Grupo ainda elegeu subcomissão que dará continuidade à apuração das denúncias a respeito do deputado 

Reprodução TV AL

A Comissão de Ética Parlamentar da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul realizou, na tarde de quinta-feira (6), a reunião para apresentação do relatório relativo às denúncias contra o deputado Ruy Irigaray (PSL). No encontro os parlamentares presididos por Fernando Marroni (PT) também elegeram os membros da subcomissão processante que emitirá parecer sobre as acusações.

Ruy Irigaray é investigado por utilizar assessores parlamentares em atividades não relacionadas ao mandato, por solicitar repasse dos vencimentos de assessores — prática conhecida por rachadinha — e por valer-se das redes sociais com objetivo de atacar desafetos políticos. A acusação foi tornada pública após veiculação de reportagens no programa Fantástico, da Rede Globo, no dia 14 de fevereiro deste ano.

O relatório sobre a conduta ética e parlamentar do deputado foi apresentado pelo corregedor, Tiago Simon (MDB), que recolheu depoimentos de duas assessoras denunciantes e a versão dos fatos relatados por Irigaray. O parlamentar nega as acusações.

Após a leitura do relatório, Simon afirmou que “Uma vez demonstrado que o denunciado incorreu em conduta indecorosa, é impositivo — digo isso com muita tristeza — a perda do mandato”. O corregedor solicitou a continuidade do processo de apuração das condutas do deputado, citando a necessidade de aprofundamento das investigações.

Sendo assim, foram eleitos para a subcomissão processante que emitirá parecer sobre as denúncias contra o deputado Ruy Irigaray (PSL) na Assembleia: Beto Fatinel (MDB), Dalciso Oliveira (PSB) e Mateus Wesp (PSDB). O grupo terá 180 dias para ouvir as partes envolvidas, coletar provas e apresentar um novo relatório. O Ministério Público do RS e a Polícia Civil também apuram o caso.

Texto: Laura Marques (MTE 19959)