sexta-feira, 25 abril

A exposição homenageando o escritor gaúcho Erico Verissimo, que marca a retomada da luta pela reabertura das bibliotecas escolares, praticamente fechadas desde 2019 pelo governador Eduardo Leite, iniciou sua proposta de debates nesta quinta-feira, (24/04) com a palestra da jornalista e presidenta da Associação Cultural Acervo Literário Erico Verissimo (AC/ALEV), Fernanda Verissimo, para a Escola Estadual de Educação Básica Sagrada Família, de Morrinhos do Sul, que levou seus alunos na Assembleia Legislativa para visitar e conhecer a obra e a luta em defesa do livro e da leitura.

A informação é da deputada Sofia Cavedon (PT), promotora pela Frente Parlamentar Estadual de Incentivo ao Livro e à Leitura, que preside a exposição Bibliotecas Erico Verissimo – Histórias que queremos Vivas, em parceria com a ALEV. A Mostra, que será itinerante, circulará pelas escolas estaduais e eventos relacionados ao tema como o 2º Encontro Regional de Bibliotecas Públicas e Museus, promovido pela Associação Regional de Museus do Vale do Sinos, Paranhana e Serra (Aremus) que ocorrerá no dia 5 de maio em Taquara. A Escola Técnica Estadual de Portão realizará a exposição na segunda quinzena de setembro com evento de gincana na escola.

O IEE Monsenhor Scalabrini, de Encantando, realizará a mostra na primeira quinzena de outubro, e na segunda quinzena a exposição será na EEEM Presidente Kennedy, de Cachoeirinha, durante a Feira do Livro da escola. Conforme a deputada Sofia Cavedon, a exposição homenageia o escritor nascido em Cruz Alta, cuja obra alcançou reconhecimento nacional e internacional pela força narrativa e pelo olhar humanista com que retratou aspectos fundamentais da história e da cultura gaúcha e brasileira.

“Ao destacar algumas bibliotecas escolares que levam seu nome no Estado, esta exposição fotográfica valoriza o papel essencial desses espaços na difusão de sua obra e da vasta produção literária da humanidade – direito das crianças, adolescentes, jovens e adultos, na construção da cidadania. Acreditamos nas bibliotecas escolares como espaço e política educacional, com mediadores capacitados e valorizados, em que se dá a formação de leitores e leitoras, de escritores e escritoras”, destaca a parlamentar.

A deputada explica que abril, mês de destaque da literatura, foi escolhido para a sua realização a fim de reafirmar a defesa da reabertura de todas as bibliotecas e seu pleno funcionamento. “Somamos a isso a intenção de celebrar os 120 anos do nascimento e os 50 anos do falecimento do renomado escritor gaúcho e integramos as comemorações do “Ano Erico Verissimo”, informa Sofia. A exposição pode ser solicitada pelo email sofia.cavedon@al.rs.gov.br.

Presentes na atividade desta quinta, alunos e alunas, a diretora Janete Behenck Borges; Camila Carlos Borges Evaldt, orientadora; Weridiana Boff, professora; Isabel Carlos Leffa, professora; Lucas Espindula Teixeira, professor; Dinara Hahn Schwanck, professora; Daiane Fernandes, professora e Senira professora estadual e ex-professora da EEEM Sagrada Familia.

Texto e foto: Marta Resing (5405)

Compartilhe