quarta-feira, 02 abril

 

A deputada estadual Sofia Cavedon esteve em Brasília na última semana em agenda com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), buscando estabelecer uma interlocução que agilize a execução das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) destinadas ao Rio Grande do Sul pelo governo do presidente Lula.

Durante a visita, Sofia avaliou a situação das obras escolares do PAC e enfatizou a importância da fiscalização e acompanhamento efetivo das obras, destacando, em especial, a situação de seis escolas de ensino em tempo integral. Segundo a deputada, uma das unidades ainda não possui sequer o terreno definido, o que demanda atenção urgente. “É essencial garantirmos que os recursos disponibilizados pelo governo federal sejam aplicados de forma eficiente e rápida. Não podemos perder a oportunidade histórica de ampliar e qualificar a educação pública no Rio Grande do Sul”, afirmou.

Entre as prioridades apontadas pela deputada está a Escola América, localizada no município de Capão do Leão, que já dispõe de terreno e apresenta necessidade urgente de investimento em infraestrutura. Para acelerar o processo e reduzir custos, Sofia defendeu a adesão do estado aos projetos pré-prontos do governo federal.

Com este objetivo, Sofia Cavedon pretende agora levar o tema à secretária Estadual de Educação, Raquel Teixeira, para debater estratégias e garantir que as obras sejam iniciadas o quanto antes. “Queremos assegurar que estas escolas saiam do papel com rapidez e qualidade, transformando a realidade educacional dos estudantes gaúchos”, concluiu a deputada.

 
Texto: Clarissa Pont  – MTB 13302
Foto: Clarissa Pont
Compartilhe