Relatos de falta de transporte, obras inacabadas, falta de energia elétrica e condições precárias dentro das salas de aulas são problemas recorrentes enfrentados pelas escolas no interior de Canguçu, na região Sul. Os depoimentos de diretores e de pais de estudantes marcaram a reunião desta terça-feira (01/04) da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul e revelaram o descaso do governo Eduardo Leite com o Ensino.
Proponente do encontro, o deputado Zé Nunes afirmou que vai cobrar providências do Governo do Estado. A Comissão — que vai encaminhar um ofício ao Ministério Público solicitando urgência na resolução do problema — ouviu a direção e pais de alunos da Escola de Ensino Médio Professor José Veridiano Ferreira, localizada na Colônia Palma, interior de Canguçu, e da Escola Estadual de Ensino Fundamental Feliciano Barcellos Nunes, situada na Coxilha do Fogo – 3º distrito de Canguçu.
As diretoras relataram a grave situação enfrentada pelos estudantes, que ainda não iniciaram o ano letivo devido à falta de transporte escolar e infraestrutura adequada. Com 102 alunos matriculados, a Escola Professor José Veridiano Ferreira, sofre com a falta de transporte escolar. A vice-diretora da instituição, Islair Harnich, informou também que a instituição enfrenta dificuldades estruturais: salas sem energia elétrica desde 2023, refeitório interditado, internet precária e uma quadra esportiva sem condições de uso.
No mesmo sentido, a diretora da Escola Feliciano Barcellos Nunes, Leonara da Cunha Robalo, destacou que 75% dos alunos estão sem frequentar as aulas por conta da ausência do transporte fornecido pelo Estado. Para Zé Nunes, a situação precária das escolas reflete em prejuízos no ensino dos alunos. “Estamos pedindo uma audiência com a secretária da Educação. Se o Ministério público não ajuizar uma ação, vamos ajuizar uma ação e responsabilizar o governador Eduardo Leite”, afirmou o deputado.
Vice-presidente do Colegiado, a deputada Sofia Cavedon disse que a falta de transporte escolar é inaceitável e causa prejuízos ao aprendizado dos alunos. A parlamentar destacou a importância de contar com escolas em zonas rurais. “Infelizmente essa é uma lógica de ir fechando escolas do Interior”, afirmou, acrescentando que o governo do Estado deveria ter providenciado licitação para o transporte ou elaborado convênio com as prefeituras.
Texto: Felipe Samuel (MTE 12.344) e Jean Lazarotto (MTE 20.325)
Foto: Kelly Demo Christ