A deputada estadual Sofia Cavedon esteve em audiência no Ministério da Saúde para tratar da implantação do Hospital Universitário de Uruguaiana, demanda estratégica para o fortalecimento da saúde pública e da educação superior na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul.
Participaram da reunião a vice-reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Francéli Brizolla; a diretora do Campus Uruguaiana, Cheila Denise Ottonelli Stopiglia; e o secretário municipal adjunto de Saúde de Uruguaiana, Diego Cantori Hernandes.
A comitiva foi recebida por Aline Oliveira Costa, diretora do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência (DAHU/MS), e por Tatiane Chaves, coordenadora-geral de Atenção Hospitalar (CGAH/MS) do Ministério da Saúde.
A pauta, que também foi tema de reunião com o senador Paulo Paim (PT), foi a concretização do sonho do hospital universitário como equipamento essencial para ampliar a capacidade de atendimento em saúde na região e consolidar a formação acadêmica dos cursos da área da saúde da Unipampa. “A proposta integra ensino, pesquisa e serviço à comunidade, garantindo qualidade e acesso à saúde pública no interior do estado. Na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025, estão previstos R$ 50 bilhões para emendas parlamentares — metade desse valor deve ser obrigatoriamente destinado à saúde. Esta proposta é estratégica, por isso precisamos viabilizar recursos que permitam a implantação do hospital universitário, por meio da articulação de emendas e da priorização da proposta dentro do planejamento nacional. E já demos um passo importante: foi aberto processo SEI no Ministério da Educação, dando a largada oficial para a criação do hospital universitário de Uruguaiana”, explica a deputada.
Texto e foto: Clarissa Pont (MTE 13302)