Mais uma área verde ameaçada para dar lugar aos automóveis. Esse é o temor dos moradores do entorno da Praça Esplanada Correio do Povo, que tomaram conhecimento da do projeto da prefeitura de Porto Alegre através de propaganda e notícias nos jornais de que uma via irá passar por cima da Praça. A comunidade, preocupada, contatou a deputada Sofia Cavedon, que foi ao local neste sábado (22) junto com os moradores da região.
“O governo municipal lançou o projeto sem ao menos consultar a comunidade que deseja ser ouvida”, ressalta a parlamentar. A Esplanada Correio do Povo fica entre a saída e entrada do Túnel da Conceição no Centro da Capital. É um importante espaço para os pedestres, para o lazer e de amortecimento do impacto de poluição do ar e sonora que já vêm dessas avenidas de grande fluxo.
“As mudanças urbanas têm que ser para a vida, para as pessoas, e não só para favorecer o trânsito, que cada vez mais polui e impacta a nossa cidade”, destaca Sofia. Conforme o morador Paulo Franco, a comunidade entende que essa obra não vai trazer tantos ganhos para o fluxo de veículos, “porque vai tirar o trânsito da Sarmento Leite para jogar” novamente na Sarmento Leite.
“Será, de fato, a destruição de espaço verde. Pelo menos oito árvores deverão ser derrubadas e a obra de arte da Bienal deverá sair da Esplanada”, completa. A deputada encaminhará na Assembleia Legislativa pedido de realização de uma audiência na Comissão de Assuntos Municipais. E solicitará uma reunião com o prefeito Sebastião Melo e a comunidade, para debater os impactos da proposta na cidade e na vida dos moradores.
“São muitas famílias que moram nos edifícios Minerva, Caraíba, Perimetral. São prédios lindeiros à Esplanada que homenageiam Breno Caldas”, enfatiza a deputada, em referência ao jornalista gaúcho.
Texto: Marta Resing (MTE 5405)
Foto: José Porto