quinta-feira, 03 abril

A suspensão da eleição de diretores e diretoras e as recentes mudanças na gestão escolar foram debatidas em um encontro entre a deputada estadual Sofia Cavedon (PT), vice-presidente da Comissão de Educação, e o novo secretário municipal de Educação de Porto Alegre, Leonardo Pascoal. A reunião ocorreu nesta terça-feira (25) e teve como foco a defesa de critérios democráticos na escolha das direções das escolas da rede municipal.

Para Sofia, a democracia na gestão escolar é um princípio fundamental da educação, garantido pela Constituição. A deputada criticou a postura da prefeitura, afirmando que, em vez de fortalecer a rede municipal, tem imposto enfrentamentos, como a falta de vagas para crianças em idade escolar obrigatória e a remoção abrupta de profissionais da educação. Ela também defendeu a necessidade de maior parceria entre direções e comunidade escolar, sem ameaças de substituição, além da permanência dos monitores como profissionais essenciais para a educação municipal.

Na reunião, o Secretário disse que “está implementando um novo modelo de seleção para diretores, priorizando professores de carreira. Segundo ele, a proposta enviada à Câmara Municipal estabelece critérios técnicos, desvinculados de ideologias políticas”.

Texto e foto: Hiashine Florentino

Compartilhe