quinta-feira, 20 fevereiro

A deputada Sofia Cavedon acompanhou o retorno às atividades escolares, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Migrantes, retomadas após a enchente ocorrida no ano passado na capital. A visita contou com a presença de representantes do Sindicato dos Municipários de Porto Alegre (Simpa) e da Associação dos Trabalhadores em Educação do Município de Porto Alegre (Atempa), que acompanharam as reivindicações por melhorias na estrutura escolar.

Na manhã desta segunda-feira (17), a parlamentar verificou diversos problemas enfrentados pela escola. Entre as principais dificuldades, destaca-se a substituição das paredes originais por drywall, material que demonstrou ser menos resistente e provocou a queda de ar-condicionados doados por ONG ‘s após a enchente. A Secretaria Municipal de Educação (SMED) entregou, apenas no último sábado, as classes e cadeiras perdidas na enchente de maio, oito meses após o desastre, e ainda faltam os quadros para as salas de aula.

Além da fragilidade da infraestrutura, a escola enfrenta outros desafios, como a ausência de um freezer para armazenar carnes destinadas à merenda e a falta de bebedouros para atender 170 alunos. A ausência de monitores para crianças com deficiência também agrava a situação, comprometendo a inclusão e o acompanhamento adequado desses estudantes.

Conforme a deputada, a relação entre a escola e a SMED segue marcada por dificuldades, e é urgente que o município tome medidas para garantir uma educação pública de qualidade e um ambiente escolar seguro para todos.

Texto e foto: Hiashine Florentino

Compartilhe