quinta-feira, 20 fevereiro

A deputada estadual Sofia Cavedon (PT) participou, nesta quinta-feira (13), da formação dos professores da rede municipal de Porto Alegre. No evento, a parlamentar entregou ao novo secretário de Educação, Leonardo Pascoal, o Observatório da Educação Infantil de Porto Alegre e o Observatório da Educação Infantil no Rio Grande do Sul, documentos que escancaram o déficit de vagas na educação infantil da capital.

Em 2023, 4.377 crianças de 4 a 5 anos ficaram sem acesso à escola, apesar da matrícula ser obrigatória nessa faixa etária. A situação é ainda mais grave para crianças de 0 a 3 anos: para atender apenas metade da demanda, seriam necessárias 5.301 novas vagas na rede municipal.

Conforme Sofia, o desafio é grande, mas há caminhos para solucionar a falta de vagas na Educação Infantil. Para isso, será necessário estabelecer parcerias e uma rede de colaboração com o Estado. No entanto, a deputada alerta que o secretário precisará dialogar com as redes próprias e parceirizadas, respeitar a história da gestão democrática e ouvir a cidade.

 
Texto: Hiashine Florentino

Foto: Hiashine Florentino

Compartilhe