A deputada Sofia Cavedon (PT), vice-presidente da Comissão de Educação da AL/RS, entregou nas mãos do governador Eduardo Leite o relatório da Operação Dever de Casa que aborda a real situação das escolas estaduais para o início do ano letivo de 2025. O ato ocorreu por ocasião da presença de Leite na Assembleia Legislativa terça-feira (11/02).
Sofia salientou que das 1.697 demandas das escolas monitoradas, apenas 4,4% foram iniciadas em 2024 e a grande maioria das instituições sofrem com o grave e recorrente problema elétrico. A deputada falou ainda sobre o rompimento do contrato das obras do projeto do governo Escola Padrão, “são 28 escolas que tinham previstas as obras, através de 8 empresas, e a Seduc está encerrando os contratos”.
Sofia também cobrou a publicação imediata dos aprovados e aprovadas no Concurso Público, conforme determinado pela Procuradoria Geral do Estado.
As demandas do relatório se referem a obras de estrutura geral predial, rede elétrica, telhado, manutenção, construção de muros e ampliação da escola, reforma ou construção de cozinhas e refeitórios, a péssima situação em que se encontram as quadras esportivas, a questão do transporte e a falta de Recursos Humanos.
Texto: Marta Resing – 5405
Foto: Marta Resing