terça-feira, 03 dezembro

 

A primeira reunião do Grupo Consultivo de ex-ministros do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), realizada nesta segunda-feira (02) em Brasília, marcou um passo importante no avanço na reconstrução das políticas públicas voltadas para o meio rural e agricultura familiar. Sob a liderança do atual ministro Paulo Teixeira, o encontro contou com os três ex-ministros gaúchos do MDA para compor o Conselho: os deputados estaduais Pepe Vargas e Miguel Rossetto, além de Guilherme Cassel.
O objetivo principal do Conselho é promover a troca de conhecimentos e experiências e analises para a retomada e o fortalecimento das políticas públicas no meio rural.
O deputado Pepe Vargas demonstrou disposição para contribuir com o Conselho e parabenizou a retomada das políticas públicas que são referências no mundo como o Programa de Abastecimento Alimentar (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). “Quero parabenizar a retomada do MDA e das políticas públicas nestes últimos dois anos, de extrema importância para o desenvolvimento da agricultura familiar”. O parlamentar ressaltou o desafio do Ministério diante das mudanças climáticas e citou que catástrofe no Rio Grande do Sul que atingiu especialmente os agricultores.
A iniciativa, segundo deputado Miguel Rossetto, reflete um compromisso com a democracia e a busca por soluções eficazes para as demandas do campo, ampliando a participação de diferentes vozes que têm experiência e conhecimento sobre as necessidades do meio rural.
Também participam do Conselho o deputado federal Afonso Florence e Raul Jugmann, ambos ex-ministros do MDA. A inclusão do presidente da Conab, Edegar Preto, também demonstrou a importância da colaboração entre diferentes instituições e especialistas para abordar os desafios do desenvolvimento rural.

 

Texto e foto: Silvana Gonçalves

Compartilhe