Durante a homenagem à cidade de Flores da Cunha, o deputado Pepe Vargas, destacou a relevância histórica, econômica e cultural do município para o Rio Grande do Sul, no contexto dos 100 anos de emancipação política e administrativa. Durante o Grande Expediente da Assembleia Legislativa, o deputado Pepe Vargas (PT), representando a bancada petista, enfatizou a importância da cidade em setores-chave como a indústria vitivinícola, indústria moveleira e uma agricultura diversificada, que contribuem significativamente para a economia estadual. “O município tem uma contribuição importantíssima para a economia, com uma indústria vitivinícola potente, uma indústria moveleira forte e uma agricultura pujante”, ressaltou Pepe Vargas.
Pepe Vargas relembrou a trajetória do município, desde sua fundação como Nova Trento até a adoção do nome em homenagem ao ex-governador José Antônio Flores da Cunha, destacando a colonização italiana como base da identidade local. Ele também mencionou a integração de outras etnias ao longo do tempo, que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social.
O parlamentar apontou Flores da Cunha como o maior produtor de vinhos e um dos principais produtores de alho do estado, além de ressaltar a força de eventos turísticos como a Feira da Vindima, que celebra a viticultura e a gastronomia italiana, e as celebrações de Corpus Christi, com os tradicionais tapetes de serragem feitos pela comunidade. Segundo Pepe esses eventos refletem a riqueza cultural e o espírito comunitário da cidade, atraindo turistas e fomentando o desenvolvimento local.
A homenagem proposta pelo deputado Elton Weber (PSB) evidenciou o papel de Flores da Cunha como um exemplo de prosperidade e cultura no Rio Grande do Sul.
Texto: Silvana Gonçalves
Foto: Roger Ribeiro Vieira