quarta-feira, 20 novembro

 

“Parabéns a todas e todos que viveram, registraram e corajosa e generosamente compartilham sua alegria de educar! Esse compartilhamento, que agora multiplicamos em livros, é parte da luta por investimento e respeito pela educação pública e também nossa homenagem ao trabalho das e dos mestres neste mês em que comemoramos a Educação”. A manifestação é da deputada Sofia Cavedon, presidente da Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa RS, que promoveu nesta sexta-feira (18) um Seminário, uma exposição e o lançamento do livro com os relatos das experiências selecionadas da Segunda Mostra das Boas Práticas Pedagógicas das Escolas públicas do Rio Grande o Sul.

Livro

Com o relato de 79 escolas, 222 autores e autoras, professores/as e alunos/as, de 49 municípios – 46 escolas municipais e 33 estaduais – o livro As Boas Práticas Pedagógicas da Rede Pública de Ensino do Rio Grande do Sul, compartilha nas suas 341 páginas, diversas experiências que mostram que “o conhecimento é processo, é recriação permanente, troca e reflexão, ou será apenas conteúdo anacrônico e inútil à construção de sujeitos de sua história, de suas aprendizagens e cidadania”, conforme enfatizou a deputada Sofia Cavedon.

A presidente da Comissão de Educação enalteceu o trabalho das escolas públicas, que mesmo com todos os desgastes que sofrem, realizam um trabalho exemplar. “Hoje as escolas são alvo de iniciativas políticas e projetos que tentam impor a censura, esvaziar a autonomia pedagógica e quebrar a necessária confiança e parceria entre escola e comunidade. Num contexto, muitas vezes, de infraestrutura precária, inadequada e obsoleta, de falta crônica de profissionais – para aulas, para inclusão, para a gestão de bibliotecas, para preparo de alimentos e cuidados de manutenção – e de recursos financeiros, o trabalho docente e de gestão escolar é um desafio gigantesco! Parabéns  a todas e todos que viveram, registraram e corajosa e generosamente compartilham sua alegria de educar”, destacou Sofia.

Seminário

Na parte da manhã as atividades iniciaram com o Seminário da II Mostra de Boas Práticas Pedagógicas que contou com a troca de experiências entre as escolas dentro das quatro temáticas relatadas no livro:

A temática 1 abordou o “Meio ambiente no contexto da preservação e garantia do desenvolvimento sustentável do planeta”, que tem 26 relatos publicados. A palestra foi com a professora Joana Pagliari e apresentação dos relatos das escolas Colégio Estadual Professora Edna May Cardoso, de Santa Maria; da EEEF Francisco Balestrin, de Tenente Portela; e da EMEI São José Operário, de Horizontina.

A temática 2 foi sobre a “Leitura e escrita como estratégia de desenvolvimento cultural e social dos/as estudantes, professores/as servidores/as e da comunidade escolar”, que tem 21 relatos publicados. A palestrante foi a professora Cátia Simon com apresentação das escolas EMEF Milton Alves de Souza, de Sarandi; Neeja Agente Penitenciário Jair Fiorin, de Ijuí; e EMEI Vó Benvinda, de São Francisco de Paula.

A temática 3 focou na “Valorização das meninas e mulheres e a prevenção da violência”, que tem 14 relatos no livro. A palestrante foi a professora Edla Eggert com apresentações das escolas EEEM José Luchese, de Lagoa Bonita do Sol; da EMEF Lúcia Mossmann, de Campo Bom; e da EMEF Wenceslau Fontoura, de Porto Alegre.

Na temática 4 o assunto abordado foi “A pesquisa e a tecnologia como instrumento de construção do conhecimento, desenvolvimento e cidadania”, que tem 18 relatos publicados. O palestrante foi o professor José Clóvis de Azevedo com as escolas EEEM São Rafael, de Flores da Cunha; EEEM Patrulhense, de Santo Antônio da Patrulha; e da EMEI Lucas Vezzaro, de Erechim.

 
Texto: Marta Resing 5405
Foto: Raul Pereira | Agência ALRS
Compartilhe