O deputado estadual Jeferson Fernandes (PT) manifestou apoio à priorização do Aeroporto Sepé Tiaraju, em Santo Ângelo, num projeto de reconfiguração a ser implementado pelos governos estadual e federal, em função da inatividade do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. A manifestação ocorreu na manhã desta segunda-feira (01/07), durante audiência pública da Comissão de Segurança, Serviços Públicos e Modernização do Estado que debateu a Administração/Gestão do Aeroporto Sepé Tiaraju.
Jeferson reforçou o caráter macrorregional do Aeroporto de Santo Ângelo que, inclusive, atende a usuários de países vizinhos, como a Argentina, e defendeu que haja um somatório de esforços de parlamentares, lideranças e governos para potencializar o Sepé Tiaraju. Ele destacou que a mobilização neste sentido é oportuna, uma vez que “estamos vivendo um momento delicado” com a inundação do Salgado Filho. “Eu pensava que havia áreas, como a da aviação, que não cabiam ficar sob domínio estatal e que a iniciativa privada estaria mais habilitada a administrar. Mas isso caiu por terra com o mau exemplo da Fraport”, confidenciou o deputado, lembrando que a empresa que gere o Salgado Filho não investe nos reparos necessários à reativação do aeroporto e ameaça devolver a concessão ao governo federal. “Num momento crítico em que o RS precisa de transporte aéreo para se reconstruir, a empresa se mostra irresponsável e chantageia o governo em troca de mais recursos”, lamentou.
O parlamentar ainda criticou a ausência de representações do governo Eduardo Leite na Audiência. “O governador encara as privatizações e concessões com fanatismo. Não avalia se cabem ou não, caso a caso. Mas na hora que dão problemas, como no caso do Salgado Filho, chamam o ente público para resolver”, alertou. Ele citou o exemplo da ERS 386, trecho concedido à iniciativa privada, que sofreu danos em função das chuvas de maio. “A Concessionária CCR ainda não reformou as pistas, que seguem de forma precária, obrigando carros a andarem em fila indiana; e ainda estão chantageando o governo do Estado para fazer os consertos. Lucraram bastante no período de arrecadação. Mas quando há prejuízo, recorrem ao Poder Público”, reiterou.
Por fim, o deputado reforçou o apoio do seu mandato e a triangulação com os mandatos do deputado federal Elvino Bohn Gass (PT) e do deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) em prol do Aeroporto de Santo Ângelo. “Prioridade máxima ao nosso aeroporto de Santo Ângelo. Se vai haver uma reconfiguração do governo federal em relação aos nossos aeroportos, que seja levada em consideração a relevância do Sepé Tiaraju neste projeto”, finalizou.
Andréa Farias -MTE 10967