Homem preso por suposta tentativa de homicídio será ouvido na Comissão de Direitos Humanos

A Comissão de Cidadania e Direitos da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, presidida pela deputada Laura Sito, vai receber, na quarta-feira (20/3),  o relato sobre dois casos de violência policial em diferentes ações nos municípios gaúchos de Caxias do Sul e Imbé, no Litoral. A prisão de um homem negro acusado de participar supostamente de fuga, após uma tentativa de homicídio, em Porto Alegre, também entrará na pauta.

Guilherme Roza foi acusado de cometer um suposto crime de tentativa de homicídio, em 22 de dezembro de 2023. A justificativa da prisão é de que ele estaria dirigindo o carro de um assassinato. Além de passar mais de um dia preso de forma preventiva no início de março e teve o direito à defesa negado. Testemunhas afirmam que no momento do crime, o homem estava em uma festa de aniversário com seus familiares. O caso está sendo tratado pela justiça em sigilo.

Além destas pautas, a CCDH deverá dar o seu parecer sobre o Projeto de Lei 103/2019, que institui a Política de Albergues Prisionais para Mulheres no Estado do Rio Grande do Sul e o Requerimento de Audiência Pública sobre combate à violência política de gênero e as eleições municipais de 2024. A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos pode ser acompanhada pelo canal da Assembleia Legislativa pelo YouTube. Acesse: https://www.youtube.com/watch?v=-y266gsoQow

Texto e foto: Thanise Melo
Edição: Adriano Marcello Santos