sexta-feira, 22 novembro

 

Dias depois de realizar uma reunião com o vice-presidente da República Geraldo Alckmin, que também é ministro do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), o deputado Luiz Fernando Mainardi (PT) participou hoje de uma reunião com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. O líder do Governo na Assembleia Legislativa, Frederico Antunes, e o presidente do SindiEnergia, Guilherme Sari, além de outros empresários ligados à entidade, participaram do encontro. Em pauta, a necessidade de ações concretas para viabilizar a ampliação da produção de energia eólica no estado, que tem um potencial de investimentos na casa de R$ 50 bilhões para os próximos anos.
O Rio Grande do Sul foi o Estado pioneiro na produção de energia eólica, mas perdemos protagonismo ao longo dos últimos anos. Atualmente, somos o quinto Estado em produção deste tipo de energia, que representa, no RS, 18,4% da potência instalada e 23,6% na energia gerada. Entretanto, o potencial de geração desta energia é ainda muito maior. Hoje existem 28 projetos de empreendimentos eólicos, oito já com licença de instalação ambiental e 20 projetos com licença prévia. Outros 30 projetos já estão em desenvolvimento.

“Vale ressaltar que a expressiva maioria desses projetos se encontram na metade sul do Estado, região, como se sabe, que convive com dificuldades estruturais de crescimento econômico, com índices de desenvolvimento social e humano compatíveis com as regiões menos desenvolvidas do Brasil. Trata-se, portanto, de projetos que têm altíssima adequação com a necessidade de transição energética, com ênfase no desenvolvimento social e no combate às desigualdades regionais”, ressalta Mainardi.
Na reunião com o governador, ficou definido que na próxima semana, durante a Expointer, haverá um encontro do setor com representantes dos governos estadual e federal. Mainardi acionou o ministro da Secom, o gaúcho Paulo Pimenta, para organizar a vinda de integrantes dos órgãos federais.
Junto com esses investimentos, Mainardi diz que o objetivo também é atrair uma indústria de aerogeradores para a Metade Sul. O investimento em energias renováveis é um dos itens mais importantes do Novo PAC, lançado pelo presidente Lula.

 

Texto: Assessoria de Comunicação da Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul

Fotos: Debora Beina

Compartilhe