Edegar Pretto dá posse à primeira mulher superintendente da Conab no RS

Foto Joaquim Moura

O presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edegar Pretto, deu posse, nesta sexta-feira (24), a primeira mulher superintendente regional da instituição no RS, Luzia Rosalina Teixeira. “Tenho certeza de que escolhi uma pessoa competente e precisávamos também desse símbolo, de ter uma mulher à frente”, afirmou Edegar. A cerimônia ocorreu na sede da entidade, em Porto Alegre. Em sua fala, o presidente da Conab afirmou que a companhia vai passar por um novo momento: “ela será fortalecida e nos próximos dias iremos formar toda a direção”.

Além disso, ele ressaltou a importância da instituição para o povo brasileiro. “A Conab é a maior companhia de abastecimento da América Latina, tendo sido procurada nas últimas semanas por vários países para dialogar. O Brasil não diminuiu sua produção de um modo geral, mas diminuiu a produção de alimentos que vai para a mesa das pessoas nos últimos anos. Isso tem a ver com o desmonte de políticas públicas importantes”, lamentou.

No seu discurso de posse, Luzia ressaltou a escassez de recursos que a companhia enfrentou no último período. “Depois de todo esse período de estagnação, temos um período promissor pela frente. Nossa instituição tem o abastecimento no sangue e compromisso com a agricultura é a nossa essência”, ressaltou.

Luzia Rosalina Teixeira é administradora e desde 2007 analista na Conab. Trabalhou por dez anos no setor responsável pelo PAA no RS, sendo quatro como analista e seis como encarregada. Em de setembro de 2017 passou a trabalhar com a distribuição das cestas básicas a acampados do MST, atingidos por barragens, quilombolas e indígenas; bem como com o programa de venda de milho a pequenos criadores independentes (PROVB), Cooperação Humanitária Internacional a populações de países em situação de insegurança alimentar, aquisição do governo federal (AGF) e subvenção a produtores rurais (PEP e PEPRO). Desde abril de 2022 estava como encarregada do SETAD/RS, responsável pela gestão patrimonial, de protocolo, licitações e contratos.

Texto: Raquel Wunsch (MTE 12867)