Deputada estadual Sofia Cavedon entrega ao Prefeito Sebastião Melo relatório da Operação Educação pela Infância Feliz

Foto Clarissa Pont

Sofia Cavedon (PT), presidenta da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa, entregou nesta quinta, 23, ao Prefeito Sebastião Melo e à Secretária Municipal de Educação Sônia Maria Oliveira da Rosa o relatório da Operação Educação pela Infância Feliz que analisa as demandas, os gargalos e as potencialidades no atendimento à Educação Infantil da capital. Faltam 11.970 vagas para crianças na faixa de 4 e 5 anos, nestas idades a presença na escola é obrigatória desde 2016. Na faixa de 0 a 3 anos, para atender 50% das crianças conforme o indica o Plano Nacional de Educação, precisam ser criadas 16.834 vagas.

O documento apresenta propostas para a ampliação do atendimento: 1. Criação de novas vagas com a conclusão de creches inacabadas e abandonadas, 2. Habilitação para recursos federais 3. Restauro e reabertura da E.M.E.I. Unidos da Paineira 4. Construir salas em escolas existentes que têm área e já demandam. 5. Valorização das professoras da Educação Infantil das escolas conveniadas com a Prefeitura e 6. Realização do Regime de Colaboração para atender crianças de 4 e 5 anos em salas das Escolas Estaduais que são 260 em Poa.

A Operação Educação pela Infância Feliz começou pela Zona Sul da capital, que enfrenta o grande descaso com a Educação Infantil, onde as creches Moradas da Hípica e Clara Nunes estão há anos abandonadas pelos gestores públicos e poderiam estar atendendo a enorme demanda da região. Sofia visitou dezenas de escolas em Porto Alegre e pretende “levantar as possibilidades de parceria no regime de cooperação entre Município e Estado e articular ações. Porto Alegre continua com sete escolas infantis com obras inacabadas, abandonadas e depredadas. E mais grave ainda é que nos últimos quatro anos tivemos redução de matrículas na Educação Infantil, hoje atendemos menos do que atendíamos em 2019. Queremos olhar mais de perto para a Educação Infantil, que sofreu um baque profundo na pandemia, dificultando ainda mais que as metas estabelecidas pelo Planos de Educação fossem atingidas”.

A deputada e sua equipe visitaram e organizaram informações de 34 EMEIS, como amostragem por região, e acompanharam casos específicos que demandam obras como a E.M.E.I. Max Gueiss, E.M.E.I. Unidos da Paineira e E.M.E.I. Valter Silber.

Texto: Marta Resing (MTE 5405)