Quilombo do Mocambo recebe o Troféu Carlos Santos

Nesta quinta-feira (21), o quilombo do Mocambo, localizado na Cidade Baixa, Porto Alegre, foi homenageado com o Troféu Carlos Santos, da Assembleia Legislativa. A honraria, indicação do deputado estadual Zé Nunes (PT), foi entregue à presidente do Quilombo, Maria Elaine Espíndola, durante Sessão Solene em homenagem ao Dia Estadual da Consciência Negra.

“Esta iniciativa integra nosso compromisso com a defesa da política nacional de direitos às comunidades tradicionais. Infelizmente não foi possível estar presente nesta cerimônia, por estar em agenda em Brasília, mas seguiremos lutando pela manutenção de programas federais, para que não haja nenhuma corte de direitos para estes povos, que são os que mais precisam, e com quem teremos dívida eterna”, avalia.

De acordo com dona Maria Elaine, o Quilombo do Mocambo, reúne pessoas que se identificam, preservam e promovem a história e a cultura dos negros na Capital. “É dessa forma que constituímos processos culturais que conformam concretamente a fisionomia histórica de um grupo social que tem na Cidade Baixa e arredores a sua base territorial e materialização. Agradeço a todos que acreditam no nosso trabalho, no nosso Quilombo, e compreendem o que é imaterialidade e oralidade, elementos fundamentais da perpetuação da cultura e dos valores”, declarou.

O Mocambo – Associação Comunitária Amigos e Moradores do Bairro Cidade Baixa e Arredores é uma organização civil, privada, sem fins lucrativos, fundada em 2003, que tem como finalidade principal a preservação da história e da cultura afro e promoção de direitos sociais da comunidade negra na Capital.

Em 2005, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico e Cultural incluiu a Mocambo como uma das entidades do Parque Harmonia a manter viva a cultura imaterial de um povo. Destaca-se também o protagonismo na criação do projeto do Museu do Percurso Negro em Porto Alegre e do Centro de Referência Afro-brasileiro (CRAB).

Outra atuação significativa foi a parceria estabelecida entre a Associação Mocambo e a área de ensino de História da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), por meio do Laboratório de Ensino de História e Educação (LHISTE), que possibilitou a interação e o compartilhamento com a cultura os saberes tradicionais entre as comunidades e estudantes e professores.

A Lei Municipal n° 11.299, de 19 de junho de 2012 integrou ao Patrimônio Cultural do Município de Porto Alegre a Mocambo – Associação Comunitária Amigos e Moradores do Bairro Cidade Baixa e Arredores. E por meio do Decreto n° 14.593/2004, a entidade obteve permissão de uso de terreno municipal para desenvolver suas atividades.

 

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)