quarta-feira, 20 novembro

A Frente Parlamentar dos Alimentos Tradicionais e Artesanais da Assembleia Legislativa, coordenada pelo deputado estadual Zé Nunes (PT), foi lançada nesta sexta-feira (13), no Seminário de Alimentos Artesanais, na programação da 25ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop), em Santa Maria. “A Feicoop é um belo exemplo de espaço de resistência e formulação políticas públicas inclusivas. É muito importante nossa Frente estar aqui”, ressaltou.

De acordo com o parlamentar, a produção tradicional e artesanal de alimentos da agricultura familiar e comunidades tradicionais locais (indígenas, quilombolas, pescadores, ceboleiros, ceboleiros, pomeranos, entre outros) é uma das expressões da cultura mais reconhecida no mundo que se destaca pela diversidade de sabores, cores e modos de fazer.

Ele destacou a importância do local em que a comercialização deste tipo de alimento os acontece. “Nestes locais que conseguimos encontrar a proximidade com as pessoas e construir relações de confiança entre produtores e consumidores como meio para legitimar a qualidade desses produtos”, disse.

A Frente tem o objetivo de desenvolver um processo de discussão e reflexões envolvendo entidades dos movimentos sociais, gestores públicos, pesquisadores, as universidades e lideranças dos mais variados setores sobre normas e requisitos que deverão ser observados na elaboração, no beneficiamento, no processamento e na comercialização de produtos tradicionais e artesanais de origem animal e vegetal.

Texto: Marcela Santos (MTE 11679)

Compartilhe